19 de Agosto – Dia do Historiador

Compartilhe!

“Ah tu és Historiador ? Que bacana, sempre gostei muito de História”. Já ouvi muito essa frase quando perguntam para mim o que eu faço. Não raro em ocasiões sociais onde acontece esse diálogo em seguida vêm uma pergunta do tipo: “Mas afinal, Christian em que data foi mesmo que morreu o Duque Maximiliano da Baviera ?” Daí eu tenho que explicar que estudamos a História como um processo onde as estruturas e conjunturas se encontram etc e tal. Quando a pessoa vai se dando conta que o Historiador não é um depósito de datas e fatos eu digo:  “A propósito, o Duque Maximiliano morreu em 15 de Novembro de 1888″.

 

Origens

Inicialmente temos que distinguir o que determina o início da História. É senso comum entre os Historiadores que o que determina o início da História é o surgimento da escrita. O que de modo prático não possui uma data, pois entre 7.000 e 3.000 antes de Cristo foram desenvolvidos alguns sistemas chamados de proto-escritas ou pictográficas (com símbolos representando objetos ou mesmo desenhos representando objetos). A escrita como um sistema próximo ao do alfabeto surgiu com os Sumérios e sua escrita cuneiforme (com seu “alfabeto” em forma de “cunha”, daí o nome) feita em tabletes de argila.

cueniforme   19 de Agosto   Dia do Historiador   profissões historiador História das Profissões História christian ordoque    main colunas calendario

Exemplo de escrita Cuneiforme.

 

O “Pai da História”

O Grego Heródoto é chamado de “Pai da História”, entretanto sou forçado a dizer que a História possui dois pais, Heródoto e Tucídides. Heródoto (que por sinal, morreu por volta de 420 A.C) pois foi o primeiro a considerar a coleta e narração dos fatos do passado importante para a sociedade do presente. Atualmente seu trabalho de coleta e de transcrição pode ser criticado por ser baseado em relatos de relatos de relatos de alguém que esteve presenciando o fato. Mais ou menos com “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Tucídides (que morreu por volta de 400 A.C) deu um passo mais além, pois escreveu a Guerra do Peloponeso utilizando o cruzamento de várias fontes, documentais, orais e seu próprio testemunho.

Heródoto e Tucídides 300x196   19 de Agosto   Dia do Historiador   profissões historiador História das Profissões História christian ordoque    main colunas calendario

Heródoto e Tucídides “Pais da História”.

O que é História ?

A História é a matéria-prima do Historiador, mas afinal, o que é História ? Não pensei que esse post fosse me dar tanto trabalho e fazer tantas reflexões. Penso que para início de conversa a História não é somente uma narrativa. A História é antes de tudo uma Ciência que possui métodos de pesquisa, teorias de aproximação do objeto a ser estudado, modos de se fazer a investigação e problematização e somente depois é que vêm a narrativa. Assim como outras ciências tanto Humanas quanto exatas é difícil determinar com certeza e dizer: “Sociologia é:”, ou “Tecnologia da Informação é:”, ou “Biologia é”. Seja por diferentes abordagens dentro do próprio campo entre os profissionais da área ou seja simplesmente porque cristalizar uma definição só é válida para o momento em que ela é feita, alguns anos depois ela pode ser modificada. Isso é uma das coisas que a História ensina. De qualquer modo, deixo um livro pequeno mas de muito bom conteúdo para quem quer iniciar neste campo maravilhosos do conhecimento que é a História.

história 225x300   19 de Agosto   Dia do Historiador   profissões historiador História das Profissões História christian ordoque    main colunas calendario

 

Você sabia ? Antigamente existia uma diferença entre Estória e História. A Estória era uma fábula, uma narração fictícia, juvenil. Já a História é o texto resultante de todo um processo de pesquisa em fontes para busca da maior aproximação da verdade dos fatos. Atualmente ambas as descrições estão sob a mesma denoninação de História.

 

A Data

O dia 19 de Agosto foi escolhido para ser o Dia do Historiador para lembrar o nascimento do Abolicionista Joaquim Nabuco em proposta do Senador Cristovam Buarque no ano de 2009 através da LEi 12.130.

 

O Historiador, Formação e Mercado de Trabalho.

Infelizmente a profissão de Historiador não é ainda regulamentada. Os cursos de História nas Faculdades ou Universidades basicamente se dividem entre 2 ênfases: A Licenciaura e o Bacharelado. Na Licenciatura, o aluno têm um currículo estruturado e orientado a utilizar o conhecimento das cadeiras de História para ser professor. Nesta ênfase, o profissional tem contato com muitas cadeiras da Psicologia, da Educação e Didática para poder desempenhar seu trabalho em sala de aula.

A outra ênfase é o Bacharelado onde o aluno além de cursar as cadeiras do curso de História tem disciplinas específicas que vão desenvolver e ensinar a fazer a pesquisa em História. Delimitar no tempo e no espaço o objeto (fato) a ser estudado, buscar e selecionar fontes, buscar referencial teórico, sintetizar e organizar o discurso e finalmente produzir o texto Histórico.

Tanto a Licenciatura quanto o Bacharelado estão contemplados no texto de Regulamentação da profissão de Historiador que se encontra tramitando no congresso nacional. Vocês podem ter contato com este texto neste link:

Projeto de Lei sobre Profissão de Historiador clique Aqui

O Historiador está sendo cada vez mais demandado e a explicação é lógica. A sociedade brasileira está sedente, está ávida por História. Temos atualmente em bancas de Revistas, A Revista de História da Biblioteca Nacional, a História Viva, a Aventuras na História, sem contar em inúmeras edições de História Regional como a História Catarina e várias edições especiais. Se um alienígena chegar nessa banca de revistas e comparar por exemplo com as revistas sobre futebol vai chegar à conclusão que o Brasil é o País da História e não o do Futebol. A demanda é grande, crescente e os caminhos tradicional de lecionar ou pesquisa acadêmica não são mais os únicos. Para saber um pouco mais sobre o trabalho de consultoria em História escute o Aspiracast onde conto como funciona este ramo da História até então pouco conhecido.

Aspiracast Historiador Clique Aqui

 

Dicas de Filmes sobre Historiador

Na realidade não colocarei nenhum filme sobre a profissão de Historiador e sim dois filmes que considero bem interessantes. O primeiro é a Guerra do Fogo, onde mostra vários grupos de humanos na Pré-História e sua relação com o domínio do fogo e o que ele representa de poder. Filme genial.

 

O outro filme que é muito interessante de ver de maneira engraçada num primeiro momento e num segundo momento de maneira crítica é o Forrest Gump, com seu olhar ingênuo sobre alguns dos momentos importantes da História dos Estados Unidos. Sempre se pode ver a História de um ângulo diferente é o que este filme ensina.

 

 

Espero que tenham gostado e até a próxima coluna !

Historiador Licenciado e Bacharelado em História pela UFRGS e especialista em História Contemporânea. Sócio da História Empresarial Consultoria.