ENCCEJA 2018 – Inscrições

Inscrição ENCCEJA 2018

O Encceja traz como significado Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos, ele serve para as pessoas que não conseguiram terminar seu ensino na idade devida. Seu inicio ocorreu no ano de 2001, que foi o ano que ele foi posto em prática, mas no ano de 2009 ele teve um interrompimento, onde o ENEM passou a fazer o mesmo papel que ele fazia antes de ser substituído. Mas no ano de 2017 foi dito que haveria novas mudanças, e ele passa a não mais certificar o fim do Ensino Médio, e passa novamente esta função para o Encceja.

encceja-inscricoes

Ele é aplicado praticamente em todas as cidades do Brasil, ele também é aplicado no exterior para dar chances para os emigrantes que não terminaram a educação base, dando assim o direito a eles de conseguirem completar.

Este exame é feito através de uma avaliação, que define as inteligências, e habilidades adquiridas talvez na escola, um curso que ocorreu uma formação, ou em um trabalho.

Qual o objetivo do Encceja 2018

Com o novo anúncio do ENEM onde no ano de 2017 ele passará a ter novas mudanças, o Encceja passou a ser a única avaliação onde recebe o certificado de educação básica, no ano de 2016 o ENEM fazia isso dava o certificado do ensino médio, mas agora o o Encceja passou a receber esta função novamente.

encceja

Agora com estas novas mudanças aplicadas o Encceja 2018 passa a certificar quem concluiu o ensino fundamental ou médio e também o programa EJA, que oficializa sua capacidade escolar e que quer se formar em um curso de nível superior ou curso técnico, e também para a prestação de concursos. O Encceja constitui dois documentos que são:

Certificado: É um certificado onde comprova que o aluno chegou até a conclusão do ensino fundamental e médio, certifica que ele concluiu a educação base.

Declaração de Proficiência: Declara que o aluno concluiu, alguma disciplina avaliada pelo exame, se o aluno foi aprovado em apenas algumas disciplinas ele pode usar essa declaração e repetir a avaliação do Encceja 2018 e fazer as outras disciplinas em que ele não foi aprovado. As inscrições são feitas em enccejanacional.inep.gov.br

encceja-prova

Quem pode fazer o Encceja 2018?

Com essas mudanças acontecidas o Encceja pode ser feito por adolescentes, jovem e adultos, a idade mínima é de 15 anos para receber o certificado do ensino fundamental que devem ser completada até a realização da prova do Encceja, já quem quer receber o certificado do ensino médio deve ter no mínimo 18 anos de idades completo até a data de realização da prova.

Inscrições para o Encceja 2018

Elas são feitas uma vez ao ano, assim como a inscrição do ENEM a do Encceja é feita pela internet, pelo site da Inep na data que consta no edital. As inscrições são gratuitas, onde passa a ter uma vantagem pois a do ENEM é necessário pagar a uma taxa de inscrição, a não ser que houver uma isenção a taxa a ser pagada no ENEM. Saiba mais acessando o site www.encceja.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *