Inscrições Sisu 2018

SISU 2018 Inscrições

É estudante e deseja fazer um curso universitário? Não sabe como isto é possível. Além dos já conhecidos exames que ajudam a conquistar uma vaga em uma universidade existem o Sistema de Seleção Unificada (SISU) que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) pelo qual algumas das instituições que são públicas de educação superior aos candidatos que participaram do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Mas, como funciona?

sisu-inscricoes

Como Funciona o SISU 2018

Primeiramente é necessário se inscrever no SISU e para isso são necessários alguns critérios: podem se inscrever quem participou do ENEM do ano anterior, tenha obtido nota que não seja zero; importante que o estudante saiba que algumas das instituições adotam notas máximas e mínimas, ou seja, notas de corte para determinados cursos. No caso da nota do candidato não for suficiente, no momento da inscrição o sistema informa isso. A inscrição do SISU é feita com seu número da inscrição e também a senha do ENEM, caso não lembre estes dados do ENEM pode entrar no site do ENEM e recuperar estes dados.

Se deseja fazer as inscrições do SISU 2018 saiba que ela é feita exclusivamente no site do SISU (http://sisualuno.mec.gov.br/) e não há a cobrança de taxas de inscrição. O período de inscrições para o ENEM ocorre normalmente entre maio e junho e durante este período o sistema fica aberto para as inscrições e para se inscrever, como foi dito é necessário apenas o seu número da inscrição e sua senha do ENEM do ano anterior. Mas, os candidatos devem ficar atentos aos documentos que cada instituição exige, caso seja selecionado para algum curso.

sisu

Ao efetuar sua inscrição o candidato deve escolher por ordem de preferência até duas opções de cursos entre as vagas ofertadas as instituições participantes do SISU. Deve ainda no ato da inscrição definir se deseja concorrer às vagas aquelas destinadas aos deficientes físicos ou aquelas destinadas às políticas afirmativas dessas instituições (as cotas). Ao final do período de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos que tenham as melhores notas no ENEM para determinados cursos. Serão classificados aqueles candidatos dentro do número de vagas ofertadas em cada curso. Caso, por exemplo, a nota do candidato seja possível à classificação em dois cursos entre suas opções escolhidas, ele será selecionado somente para a primeira opção do curso que escolheu.

Vagas do SISU 2018

Os candidatos devem ficar atentos às chamadas para as vagas, pois ocorrerão apenas uma vez e devem ficar atentos aos prazos definidos pelas instituições. Além das chamadas, o SISU apresenta a lista de espera que o SISU disponibilizará para as instituições para preenchimento daquelas vagas que eventualmente não forem ocupadas. Os candidatos interessados em participar da lista de espera, devem acessar seu boletim na página do SISU e manifestar o interesse dentro do prazo especificado diretamente no cronograma. Podem participam da lista de espera do SISU 2018 os candidatos que não forem selecionados para nenhum das opções de vagas escolhidas. Havendo uma vaga disponível, a convocação do candidato da lista é feita pela instituição. Por isso, é importante ficar atento às chamadas das instituições.

sisu-nota-de-corte-cusos-vagas-lista-de-espera

Para consultar as instituições participantes acesse em http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas#inscricoes onde é descrito as instituições por Estados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *